quarta-feira, 3 de novembro de 2010

SENSATEZ


Quando ouço mentiras

Que parecem viagens

Folhetos desenhados

Quero todas pra mim



Nelas se gera uma verdade

Trabalho

Intenso

Bruto



Cansaço e intenção

Voo longe de avião

Apenas corpo presente

Nenhuma invenção



Yasmine Lemos

03/11/2010

terça-feira, 2 de novembro de 2010

SAKINEH SERÁ EXECUTADA NESTA QUARTA - FEIRA (03 / 11/2010)


Casa Branca condena o Irã após relatos sobre execução de Sakineh

Segundo ONG, iraniana será morta nesta quarta; EUA denunciam desrespeito aos direitos humanos

FONTE: Reuters e Agência Estado

WASHINGTON- O governo dos Estados Unidos condenou nesta terça-feira, 2, os supostos planos do Irã para executar amanhã Sakineh Mohammadi Ashtiani, inicialmente acusada de adultério e agora culpada de envolvimento na morte de seu marido.

"Nós condenamos nos termos mais fortes os planos aparentes do governo do Irã para seguir em frente na execução de Sakineh Mohammadi Ashtiani", informou a Casa Branca em um comunicado.

"A falta de transparência no caso de Ashtinani, e as ações subsequentes tomadas contra seu advogado e sua família são inaceitáveis", afirma o texto. O caso de Sakineh, segundo a Casa Branca, demonstra "um fundamental desrespeito aos direitos humanos por parte de Teerã".

Sakineh foi condenada em 2006 por manter relações ilícitas com dois homens depois de ter ficado viúva, o que, segundo a lei islâmica, também é considerado adultério. Primeiramente, a pena foi de 99 chibatadas, depois convertida em morte por apedrejamento.

Em julho deste ano, seu advogado Mohammad Mostafaei tornou público o caso em um blog na internet, o que chamou a atenção da comunidade internacional.

Diante da pressão internacional, que incluiu até mesmo declarações de Barack Obama, José Manuel Barroso, Vaticano, artistas e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo iraniano abandonou a ideia do apedrejamento. Mas manteve o processo e a acusou Sakineh de envolvimento na morte de seu ex-marido. Sua pena, portanto, seria transformada em morte por enforcamento.

 
Os filhos de Sakineh negaram as acusações e alegaram que Teerã fabricou um dossiê para provar sua participação no assassinato a fim de justificar sua pena de morte. Um dos advogados da iraniana foi obrigado a fugir do Irã para não ser preso. Hoje, vive exilado na Noruega. O segundo advogado, segundo a ONG Comitê Internacional contra a Apedrejamento, Solidariedade Irã, está preso, depois de tentar defender a iraniana.

 
Um dos filhos de Sakineh e dois jornalistas alemães também foram colocados na prisão desde o dia 10 de outubro. Eles teriam sido torturados, depois que a família descumpriu a ordem de não falar com a imprensa internacional.



DIVULGUE ESTA NOTÍCIA NOS SEUS BLOGUES E LISTA DE E-MAILS!!!






POR QUE A GENTE NÃO SE ESQUECE? (Hoje, dia dos vivos na minha alma)

Meu aniversário de 2 anos ,depois que ele voltou do exílio no Chile

Amo de uma forma maior e eterna. Sentavámos lado a lado, outras vezes a mesa quadrada deixava-o de frente a mim. Olhar de fitar horizonte. Um homem que admiro.

Confidentes e inconformistas somos nós dois.

Assim combinávamos tudo e muito mais. Cigarros cubanos, bebida, música e conversa. Que mau exemplo!Muitos achavam,mas ele dizia que pior era saber que um filho seu ,não enxergava a realidade.

Eu não tinha 18 anos. Mas era assim. O olhar de ciúme muitas vezes revelado, por natureza humana, me prendia na sua liberdade de achar que tudo era normal, até trocar segredos comuns e medíocres.

A comida eu não fazia, ele preparava e me esperava. Um tempero que lembrava seus pensamentos jurava que iria colocar o sal, ele vinha com uma fruta e dava certo. Tempero agridoce , mistura que travava a língua.
 Mas as conversas não haviam freios,elas fluíam.Ele me amava completamente e a minha vaidade se mostrava como um buquê trazido do jardim do vizinho,aquele que nasce caindo pelo lado de fora do muro e causava inveja na rua inteira.Era assim,foi assim.Ele me fez assim.

Sonho ou passado vivido, ele mora em mim.

E a sua presença é constante e forte, a ausência que incomoda porque cobra o que não posso tocar e abraçar vê-lo defender a injustiça de uma forma nunca vista por nenhum homem que conheci até hoje. Ele é coragem pura. O verbo no presente é escrito por sua presença-ausente está em todos os lugares que chego que me reconhecem, sim é você que existe.

Você corria atrás da verdade como se fosse voar, até agarrar um vôo cego, muitas vezes caía, mas nas mãos ele trazia a prova. Assim eu aprendi. Podemos ser o que for laços sangüíneos não ditam caráter, e era isso que me fez crescer não aceitando a camuflagem da hipocrisia, da voz sonsa, do sorriso doce que esconde o veneno letal.

Domingo passado não foi diferente, era você presente em todos os lados da mesa ironicamente quadrada como a “nossa”. A cada história lembrada, um orgulho aflorado, a saudade rindo de mim.
 As falas lhe descrevendo. Sua poesia espalhada, meu desejo vago. Não estava mais ali naquele momento, voei até nosso canto e conversei com você no meu pensamento.

Acalmei meu coração,como aquela comida que aquece, e fui de novo seu alento, queria entender:

- Por que a gente não se esquece?...


Yasmine Lemos

p.s: meu pai "resolveu" ir embora dia 04 /06/1999 aos 56 anos, foi quando a saudade se apresentou e não me deixou mais .






domingo, 31 de outubro de 2010

DIA DE VOTAR

Maravilhoso, incontestável Francisco
e ponto . YL

sábado, 30 de outubro de 2010

LUNA ROSA

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A VIDA DO BEBÊ– 2 ª PARTE - De 40 para frente.


O livro de José Claúdio Adão. Nosso amigo blogueiro Cacá. Blog do Cacá

Lendo, fui me divertindo e curtindo a fina e rara forma de escrever a verdade crua com classe e humor. Cacá faz isso com naturalidade no seu livro. Contando as várias maneiras reais de enfrentar as novas fases da vida e suas “mazelas”. Depois dos 40, 50, 60,70 anos de idade .

“Já se imaginou num rodízio de carnes, se deliciando só de rúcula, beterraba, cenoura, tudo sem nenhum sal e comer de sobremesa uma barra de cereais?”

Um livro que tem bom humor e deixa seu recado em reflexões instigantes, procurando sempre um equílibrio maduro entre mente, corpo e espírito, longe das regras impostas, pelas mágicas vendidas na mídia. Ler a escrita dele é conversar, ouvir sua voz na imaginação, ele escreve como se estivesse falando na sala da nossa casa, em uma varanda com seus amigos. Dá vontade de tomar um café com biscoitos.

No livro ele mostra que somos eternas crianças , seja em que fase for aprendendo a andar, falar, se relacionar socialmente, dependendo do tempo .

“... Limites sociais são como cercas vivas e espinhetas por todos os cantos da vida onde temos que passar”.

Aliás, percebi que o tempo é o grande desafio do leitor para aceitá-lo de forma madura .

Não precisa correr contra ele, assim as letras do historiador, escritor e poeta nos ensina. Somos tão espantados com o espelho como uma criança ao se deparar com um dente nascendo ou se degladiando com exames de rotina quando a idade já não pede mais um pediatra.

Sem dúvidas um livro tomado de sabedoria, no tempo certo .

Parabéns meu amigo

Yasmine Lemos
29/10/2010

ALEGRIA


"A alegria só pode brotar entre as pessoas que se sentem iguais ".
(Balsac)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

AGORA FALANDO SÉRIO

"Agora falando sério , eu queria não falar..." (Chico Buarque)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

INDONÉSIA


250 mortos
400 desaparecidos
29.000 pessoas em abrigos
Agonia - fome- terror -desespero .

YL
27/10/2010
números atualizados esta manhã

CATADORA


Sou uma catadora de dores, angústias, amores e sorrisos.

Escritos numa folha de papel. Algumas vezes saem rimas, que são reflexos da minha alma.

Eu não conheço minha alma, conheço seus desejos, não sei seu rosto, sei o seu gosto.

Ela colhe como mendigo, cravo e pimenta jogados, usados, tentando plantá-los em outra terra.

Recolhe cacos de vidros do mundo, ferinos.

Pede abraço, na solidão, banho de chuva no verão.

Não sei se isto é ser poeta. Os poetas de verdade não fazem correção, nos trazem seus ombros para nossa inquietação .

 
Yasmine Lemos
27/10/2010

terça-feira, 26 de outubro de 2010

SOPRA O VENTO

"Tenho um segredo e vou dizer : Que ela sabe amar , assim como o vento sabe inventar..."(Ritchie)

ESTRANHO RAPAZ

DA VIDA , AS QUESTÕES


Tudo tem um por que .

Tudo tem uma razão de ser . Dizem .

Eu não quero saber nenhuma resposta .

Quero viver marcando X de alguma alternativa , sejam elas todas erradas , ou melhor :

Destruir a questão , rabiscando com todas as cores o canto da página , ser reprovada ou receber anulação .



Yasmine Lemos

26/10/2010












segunda-feira, 25 de outubro de 2010

QUERO UM DOCE


Já disse aqui . Não gosto das segundas , gosto das primeiras , as melhores surpresas .
Sono , dengo  e cama .
Meus lugares preferidos na segunda . Quero um doce . De coco .

Que a segunda passe e traga a terça inteira , completa e a semana também .

Yasmine Lemos
25/10/2010

sábado, 23 de outubro de 2010

ONDE ANDARÁS

Poema de Ferreira Gullar

HUMANOS SERES


Onda e areia

Vai e vem

Não se grudam

Pensamento e intenção

Juntam-se

Mas na vida não.



Yasmine Lemos
23/10/2010

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

UMA VOZ

ESPUMAS AO VENTO

PARA ELES


Drummond é um menino

Ferreira Gullar um bebê

Clarice um feto querendo crescer

Quintana parto sem dor.

Todos completos

Eu nada sou

Com a ousadia

De querer ser pelo menos

Um ponto,

Uma vírgula

Um tormento

Um sentimento.


Yasmine Lemos

22/10/2010

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...