sexta-feira, 19 de novembro de 2010

UM SOM ANTIGO QUE NÃO ENVELHECE


Assim como Cristo, as árvores cintilantes e a figura do Papai Noel, a música natalina é uma tradição que atravessa o tempo. Por mais tecnológico e frenético que seja o mundo de hoje, canções como Noite Feliz e Jingle Bells, que embalaram muitas gerações, continuam a fazer parte do ritual de Natal do século 21.

Tradicionalmente cantada por corais, as músicas natalinas, ou christmas carols, como são conhecidas mundialmente, mantêm-se firmes nos dias de hoje graças ao empenho de maestros e cantores em todo o planeta.



O velho cenário se repete. As vitrines com luzes em pleno dia, os shoppings disputando a melhor decoração. De repente percebe-se um espírito de bondade em pessoas que nunca sequer se olharam de lado. Pessimista eu? Pode ser. Cada música que se ouve, é a mesma coisa em qualquer lugar, em qualquer loja, qualquer ambiente.

Tem pessoas que até se emocionam em pleno calor do comércio ao ouvir as velhas melodias como se fossem inéditas.



A música sempre foi e será o elo entre todos, a maior e melhor forma de comunicação.

A música envolve, separa, irrita, emociona, transporta pensamentos.

As músicas natalinas em particular são de um tom cansativo.Com um pieguismo exagerado, como se forçasse o aparecimento de uma emoção obrigatória. É natal, então vamos ficar tristonhos, emocionados e bondosos para ser mais objetivo.



Interessante que as festas natalinas tem suas diferenças naturais como todas as festas sociais, cada ceia com seu determinado peso diante do bolso da família, mas as músicas são iguais. Um som de harpa angelical e repetitiva. A intenção com certeza é de elevar o espírito, reunir pessoas, agrupá-las. Mas nos dias estressantes e atuais, fica quase impossível curtir e concentrar-se em sons que terminam por parecer fantasmas ou voltamos no tempo só que com ausências queridas ou presenças envelhecidas e as músicas sem nenhum arranhão, pois passaram de vinil à cds, mp3 e agora mp4.



Duvido quem não ouça uma música natalina e não remeta alguma lembrança de uma história triste, de uma criança sem presente, de uma família carente. Fomos educados a sermos solidários, mas parece que só na época natalina. Hoje se ouve muito falar em amar ao próximo como perfil moderno e não espontâneo na índole.



E mais uma vez como sempre os ouvidos se deparam com os mesmos sons, as novas gerações cantando velhas e pobres canções.

As vitrines cheias de ilusões, os “papais noéis” driblando o orçamento para conseguir passar na chaminé e fazer feliz algum pequeno.



Se a música tem um poder tão inexplicável, que me traga um bom motivo para conseguir acreditar que a bondade existe durante o ano inteiro, mesmo que adormecida como uma velha canção natalina.



Yasmine Lemos

5 comentários:

  1. Sabe que eu acho que a bondade existe o ano inteiro? Vez que outra a gente dá de cara com ela, mesmo que nas pequenas coisas... Noutras vezes, ela aparece travestida em alguma intenção camuflada de obrigatoriedade...Mesmo assim, o importante é que a sementinha dela está lá, sempre pronta para vingar e dar frutos.
    Beijo grande e um ótimo findi procê!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Yasmine
    Lindo texto e oportuno.Estamos as vésperas de um outro Natal.
    Penso também que naõ há festa que se iguale a esta,apesar do que fizeram com ela - a frenética corrida ao comércio , o espalhafato de propagandas ridículas querendo vender a todo custo.
    Apesar das distorções há algo que resiste , a emoção nessas músicas , os presépios , a alegria das crianças com Papai Noel,a família ainda se reunindo, os presentinhos trocados , a saudade de Natais com amigos que já foram ...
    Enquanto houver emoção haverá um sentimento puro do que representa o nascimento do menino Jesus e é só isso que importa pra mim.
    Obrigada pelo presente de Natal, esse lindo texto, suas belas poesias,sua amizade assim tão virtual, rsrs
    fique bem, meus abraços

    ResponderExcluir
  3. Neca , concordo, que bom seria se essa sementinha virasse uma planta de raiz forte ,todos os dias do ano..bjs

    ResponderExcluir
  4. Obrigada você Lis pelo carinho e gentileza rara neste mundo.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. E um menininho disse pra sua mamãe: Hei mamãe papai noel não existe. Fez uma pausa e completou: de tão bom que ele é... FELIZ NATAL pros meus três amores! Beijo de zélia

    ResponderExcluir

Amor e Paz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...