quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O CHATO E O POETA

O Chato e o Poeta

Freud identificava a linguagem do neurótico que, facilmente, pode ser traduzida por um texto enfadonho. Em contrapartida, o pai da Psicanálise dá pistas de uma comunicação atrativa



Por Jorge Forbes

REVISTA PSIQUÊ /NOV 2010

Freud sempre se preocupou com coisas simples, característica dos gênios: achar o novo no que todo mundo vê, mas que não enxerga. Entre suas simplicidades, ele escreveu dois artigos em 1908 que sempre me chamaram a atenção pelo tema que abordam e que assim eu resumiria: por que tem tanta gente chata no mundo, aquela que começa a contar um caso e já vai dando sono, e tem gente interessante, que contando a mesma história nos desperta e interessa?



Os dois textos são complementares, chamam-se: A Novela Familiar do Neurótico (Romances Familiares) e O Poeta e o Fantasiar (Escritores Criativos). Bastam os títulos para termos uma ideia da anteposição entre o neurótico e o poeta, para o vienense. Freud se pergunta o que diferenciaria o poeta - no sentido geral daquele que cria e não só o que compõe versos - do homem comum, genericamente, o neurótico. Seriam os temas que escolheriam para tratar que marcariam a diferença entre atrativos e desinteressantes? Um só falaria de coisas importantes e universais e o outro de sua vidinha?



Neurótico ou criativo



A resposta é não, mesmo porque estamos sempre contando a mesma história, ou melhor, tentando completar uma história esburacada, a nossa. O que os diferencia é o tratamento dado ao texto. Um, o neurótico, é orgulhoso de sua história, ela é só sua: o interlocutor tem que entendê-la tal qual, nos mínimos detalhes, arriscando inclusive ter que responder a uma sabatina para provar a boa atenção. O que ele teme é que vejamos suas fantasias pessoais naquilo que nos diz. "Sentiríamos repulsa, ou permaneceríamos indiferentes ao tomar conhecimento de tais fantasias", escreve o psicanalista.



O escritor criativo, por sua vez, "quando nos apresenta suas peças, ou nos relata o que julgamos ser seus próprios devaneios, sentimos um grande prazer, provavelmente originário da confluência de muitas fontes." Freud conclui da seguinte maneira sua reflexão sobre o efeito que um texto interessante nos causa: "A satisfação... talvez seja devida à possibilidade que o escritor nos oferece de, dali em diante, nos deleitarmos com nossos próprios devaneios, sem auto-acusações ou vergonha."



Sabido o que diferencia um relato do outro, fica a pergunta de como conseguir o texto atraente. Partindo da questão da autoacusação, analisemos. A primeira ideia, a mais banal - e equivocada - seria dizer que o poeta, sempre no amplo sentido, é um desaforado, um sem-vergonha. Nada disso. Melhor será notar que o poeta está mais livre do peso da expectativa do outro sobre ele, que um homem comum. Ele não fica tentando controlar como o outro vai entender o que ele diz; seria até engraçado imaginar a cena de um escritor que tentasse ao mesmo tempo escrever e impor como deveria ser interpretado.



Soluções Singulares



O poeta não teme o mal-entendido porque aprendeu que ele não é um erro, é estrutural da espécie humana, como demonstrou Lacan. E se a segurança não vem do "o que o outro vai pensar de mim", de onde ela vem? Exatamente da certeza constitutiva do mal-entendido que o faz trocar o julgamento do outro, frente ao qual somos invariavelmente culpados, por uma responsabilidade singular, que o leva a criar histórias que recobrem frouxamente o espaço do sem palavra. ´Poeta´ vem do termo 'poiesis', justamente: criar, inventar, fazer. Por uma história de um neurótico, ninguém passa, só assistem a ela; por uma história de poeta, muitas outras histórias passam. Com sua posição de responsabilidade ética, e por sua estética aberta, generosa, o poeta faz com que nós também nos livremos das autoacusações acachapantes e nos arrisquemos a inventar soluções mais singulares a nossos desejos.



"Por uma história de um neurótico, ninguém passa, só assistem a ela; por uma história de poeta, muitas outras histórias passam"



Deixo para comentar futuramente um terceiro tipo de texto, o psicótico. Seria, falando brevemente, aquele escrito sem pé nem cabeça, do qual só se depreende ruído de palavras e nenhum efeito de sentido. Adianto que não se deve confundir texto psicótico, com o quadro psicopatológico. Escrito psicótico não é aquele escrito por um psicótico.



E, para finalizar, uma lembrança. Com facilidade podemos extrapolar o que comentamos sobre os textos, para os relatos das pessoas em geral. Quem diria que, além de nos explicar, Freud deu dicas para um mundo menos chato?!







Jorge Forbes é psicanalista e médico psiquiatra. É Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise (A.M.E.), Preside o IPLA - Instituto da Psicanálise Lacaniana e dirige a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano da USP. www.jorgeforbes.com.br

4 comentários:

  1. Por estas e outras que sou um ardoroso defensor do auto conhecimento. Quanto mais nos voltamos para dentro, isso não nos faz conhecer o outro na mesma medida, mas aumenta consideravelmente a nossa capacidade de compreensão. Daí, pode diminuir consideravelmente as torpezas das nossas idiossincrasias . Excelente este artigo, Yasmine. abração. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Achei excelente tb , por isto fiz questão de postar. Acredito que precisamos sempre primeiro nos conhecer e abrir um leque de diversidades e respeito ao próximo e suas "peculiaridades".
    bom dia Cacá
    PAZ!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Eu sempre acredito que devemos conhecer a nós mesmos e qual imagem passamos ás pessoas
    É muito difícil, e as vezes dizemos: Aquele lá precisa de um desconfiômetro rss
    Esses dias eu até arrisquei uma poesia, mas ainda tenho insegurança então não postei por achar boba rsss e vamos assim até encontrarmos o nosso conforto
    beijos no coração!

    ResponderExcluir
  4. ôu Isa! eu quero ler a poesia! vou ficar espiando lá no seu blog massa e alto astral ok?! beijão

    ResponderExcluir

Amor e Paz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...