terça-feira, 2 de novembro de 2010

SAKINEH SERÁ EXECUTADA NESTA QUARTA - FEIRA (03 / 11/2010)


Casa Branca condena o Irã após relatos sobre execução de Sakineh

Segundo ONG, iraniana será morta nesta quarta; EUA denunciam desrespeito aos direitos humanos

FONTE: Reuters e Agência Estado

WASHINGTON- O governo dos Estados Unidos condenou nesta terça-feira, 2, os supostos planos do Irã para executar amanhã Sakineh Mohammadi Ashtiani, inicialmente acusada de adultério e agora culpada de envolvimento na morte de seu marido.

"Nós condenamos nos termos mais fortes os planos aparentes do governo do Irã para seguir em frente na execução de Sakineh Mohammadi Ashtiani", informou a Casa Branca em um comunicado.

"A falta de transparência no caso de Ashtinani, e as ações subsequentes tomadas contra seu advogado e sua família são inaceitáveis", afirma o texto. O caso de Sakineh, segundo a Casa Branca, demonstra "um fundamental desrespeito aos direitos humanos por parte de Teerã".

Sakineh foi condenada em 2006 por manter relações ilícitas com dois homens depois de ter ficado viúva, o que, segundo a lei islâmica, também é considerado adultério. Primeiramente, a pena foi de 99 chibatadas, depois convertida em morte por apedrejamento.

Em julho deste ano, seu advogado Mohammad Mostafaei tornou público o caso em um blog na internet, o que chamou a atenção da comunidade internacional.

Diante da pressão internacional, que incluiu até mesmo declarações de Barack Obama, José Manuel Barroso, Vaticano, artistas e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo iraniano abandonou a ideia do apedrejamento. Mas manteve o processo e a acusou Sakineh de envolvimento na morte de seu ex-marido. Sua pena, portanto, seria transformada em morte por enforcamento.

 
Os filhos de Sakineh negaram as acusações e alegaram que Teerã fabricou um dossiê para provar sua participação no assassinato a fim de justificar sua pena de morte. Um dos advogados da iraniana foi obrigado a fugir do Irã para não ser preso. Hoje, vive exilado na Noruega. O segundo advogado, segundo a ONG Comitê Internacional contra a Apedrejamento, Solidariedade Irã, está preso, depois de tentar defender a iraniana.

 
Um dos filhos de Sakineh e dois jornalistas alemães também foram colocados na prisão desde o dia 10 de outubro. Eles teriam sido torturados, depois que a família descumpriu a ordem de não falar com a imprensa internacional.



DIVULGUE ESTA NOTÍCIA NOS SEUS BLOGUES E LISTA DE E-MAILS!!!






3 comentários:

  1. Oi Yasmine, eu já coloquei uma nota no meu blog e meu coração tá apertado com tudo isso
    Essas coisas são realmente inaceitáveis, e por mais que a gente tente entender não consegue
    Quem sabe ainda algo possa ser feito, vou encaminhar também pra todos os meus contatos de e mail, beijosss

    ResponderExcluir
  2. Ah minha miga querida...
    Esta é uma notícia cada dia mais triste de se saber.
    Fico imaginando a angústia daquele coração, que nãos abe ao certo quando vai ser...dizem que vai ser hoje...ela se prerara, depois adiam...
    Gente, ninguém merece isto!
    Acabei de ler que não foi hoje, mas que vai ser logo..
    Em minha opinião...só esta espera e todos os adiamentos, já mataram Sakineh um pouquinho cada vez que aconteceram.

    Bom restinho de semana amoreca!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Horrível tudo isso. Tortura psicológica , um horror.
    bj

    ResponderExcluir

Amor e Paz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...