Foto : internet/divulgação
No dia 30 de março de 2003 as forças do EUA invadiam o Iraque contra o regime de Saddan Hussein, objetivo teoricamente oficial. Sete anos de uma guerra que matou mais de 60 mil pessoas, durante o governo de George W. Bush.
A retirada foi promessa de campanha do atual presidente Barack Obama. Hoje o mundo espera seu pronunciamento no Salão Oval da Casa Branca, marcando o fim de uma agonia e o recomeço quase que ímpossivel de um povo massacrado por invasões covardes e regimes ditatoriais.
As sequelas jamais serão apagadas, pois dentro do que restou do país existem grupos do próprio povo iraquiano que se separaram formando grupos de xiitas e sunitas, gerando uma guerra civil dentro de outra guerra, facilitando também ações violentas de todos os lados.
Segundo informações do governo americano, serão levadas tropas apenas para que seja feita a restauração do país. E até o momento existem apenas 50 mil homens no local.
Sem dúvida uma promessa cumprida, mas não podemos esquecer que os EUA vem com a imagem desgastada diante do mundo, pela forma que se procedeu a vários confrontos. Já era tempo de cessar o fogo para alvos que já agonizavam há tempos a céu aberto.
Yasmine Lemos
31/08/2010
Amém!
ResponderExcluirExcelente notícia!
Xeros