terça-feira, 2 de novembro de 2010

POR QUE A GENTE NÃO SE ESQUECE? (Hoje, dia dos vivos na minha alma)

Meu aniversário de 2 anos ,depois que ele voltou do exílio no Chile

Amo de uma forma maior e eterna. Sentavámos lado a lado, outras vezes a mesa quadrada deixava-o de frente a mim. Olhar de fitar horizonte. Um homem que admiro.

Confidentes e inconformistas somos nós dois.

Assim combinávamos tudo e muito mais. Cigarros cubanos, bebida, música e conversa. Que mau exemplo!Muitos achavam,mas ele dizia que pior era saber que um filho seu ,não enxergava a realidade.

Eu não tinha 18 anos. Mas era assim. O olhar de ciúme muitas vezes revelado, por natureza humana, me prendia na sua liberdade de achar que tudo era normal, até trocar segredos comuns e medíocres.

A comida eu não fazia, ele preparava e me esperava. Um tempero que lembrava seus pensamentos jurava que iria colocar o sal, ele vinha com uma fruta e dava certo. Tempero agridoce , mistura que travava a língua.
 Mas as conversas não haviam freios,elas fluíam.Ele me amava completamente e a minha vaidade se mostrava como um buquê trazido do jardim do vizinho,aquele que nasce caindo pelo lado de fora do muro e causava inveja na rua inteira.Era assim,foi assim.Ele me fez assim.

Sonho ou passado vivido, ele mora em mim.

E a sua presença é constante e forte, a ausência que incomoda porque cobra o que não posso tocar e abraçar vê-lo defender a injustiça de uma forma nunca vista por nenhum homem que conheci até hoje. Ele é coragem pura. O verbo no presente é escrito por sua presença-ausente está em todos os lugares que chego que me reconhecem, sim é você que existe.

Você corria atrás da verdade como se fosse voar, até agarrar um vôo cego, muitas vezes caía, mas nas mãos ele trazia a prova. Assim eu aprendi. Podemos ser o que for laços sangüíneos não ditam caráter, e era isso que me fez crescer não aceitando a camuflagem da hipocrisia, da voz sonsa, do sorriso doce que esconde o veneno letal.

Domingo passado não foi diferente, era você presente em todos os lados da mesa ironicamente quadrada como a “nossa”. A cada história lembrada, um orgulho aflorado, a saudade rindo de mim.
 As falas lhe descrevendo. Sua poesia espalhada, meu desejo vago. Não estava mais ali naquele momento, voei até nosso canto e conversei com você no meu pensamento.

Acalmei meu coração,como aquela comida que aquece, e fui de novo seu alento, queria entender:

- Por que a gente não se esquece?...


Yasmine Lemos

p.s: meu pai "resolveu" ir embora dia 04 /06/1999 aos 56 anos, foi quando a saudade se apresentou e não me deixou mais .






7 comentários:

  1. Oi Yasmine, com erteza estamos unidos com aqueles que amamos pelo coração e esse nunca esquece mesmo.
    Mas que essa saudade seja sempre uma coisa boa, lembrança de momentos vividos com alegria, pois hoje neste dia especial muitos dos que se foram tem permissão para estar ao lado daqueles que ficaram ainda mais um pouco...
    Beijos e muita paz e harmonia pra ti!

    ResponderExcluir
  2. Yasmine que a saudade seja eterna e confortável.
    Especial todo esse amor e carinho pelo seu pai.
    Bom feriado.
    Xeros

    ResponderExcluir
  3. Isa e Ana,
    obrigada pelo carinho. Hoje ,como todos os outros dias,mais saudades.
    beijão

    ResponderExcluir
  4. Pois é a gente nessas horas não tem muito o que dizer, só que o teu pai existiu e foi um HOMEM, um grande HOMEM e merece ser lembrado por você e por todos que amam a liberdade pela qual ele lutou e MORREU, sim foi "morrido" por defender os seus ideais, brigou por você, brigou, por mim, brigou por uma nação livre. Te amo, beijo de zélia

    ResponderExcluir
  5. Um bom pai a gente não esquece. Um pai lutador e companheiro a gente jamais esquece e se espelha. Gostaria de saber o nome de seu pai, Yasmine. Esta turma que lutou bravamente contra a ditadura, abrindo sendas para esta liberdade que temos hoje, é meu farol iluminado. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  6. Zélia, você o conheceu e nunca mais o esqueceu.
    imagine eu?

    te amo tb e obrigada pelas palavras

    ResponderExcluir
  7. Cacá enviei p seu email um material bom para você conhecer um pouco da história dele
    obrigada mesmo pelo carinho

    abração

    ResponderExcluir

Amor e Paz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...