terça-feira, 5 de julho de 2011

CASA ARRUMADA


Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)

Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa
entrada de luz.Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:Aqui tem vida...Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha. Sofá sem mancha? Tapete sem fio puxado? Mesa sem marca de copo? Tá na cara que é casa sem festa.E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,passaporte e vela de aniversário, tudo junto...Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.A que está sempre pronta pros amigos, filhos...Netos, pros vizinhos...E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.Arrume a sua casa todos os dias...Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...E reconhecer nela o seu lugar.

20 comentários:

  1. [...]
    Sem mais, a vida vai passando no vazio.
    Estou com tudo a flutuar no rio
    esperando a resposta ao que chamo de amor...

    (Maria Gadú)

    http://www.youtube.com/watch?v=0xeLSZ0xEEY

    Beijo Amiga querida.

    ResponderExcluir
  2. Adoro Carlos Drummond de Andrade. Casa arrumada é isto mesmo.
    Obrigada pela partilha!
    bjs
    oa.s

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa crônica de Drummond!Uma ótima tarde, beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Yasmine, querida, seu espaço é uma casa arrumadona!

    Sinto-me bronzeada pela luz solar que encontro aqui!

    Amo muito!

    Passe em meu jardim e leve o selo 111, encontra-se no fim da página inicial.

    Boa tardeeee!
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Lindo, lindo, lindo!
    Minha casa tem cara de casa mesmo...graças a Deus! Rs
    Xeros

    ResponderExcluir
  6. Yasmine

    Há um certo jeito ou semelhança de sentimentos com Drumond de Andrade, sobre o que é a minha Casa.

    SOL da Esteva
    http://acordarsonhando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Loira linda e poderosa...

    gostei tanto, tanto da sua poesia deixada
    que virou um post...

    http://margohwerneck.blogspot.com/2011/07/um-mimo-acolhedor.html

    Obrigada, viu??

    beijo

    ResponderExcluir
  8. Perfeito, uma casa arrumada, mas sem neuras, afinal temos que ter tempo pra nós também.
    Texto perfeito, ótima escolha.
    Querida, não tenho tido tempo pra visitar os amigos como gostaria, estou espaçando mais os comentários por conta de compromissos que não estou dando conta, mas na medida do possível sempre apareço tá? os amigos moram no meu coração, beijos com carinho!

    ResponderExcluir
  9. Ufa, que alívio, acabei de constatar que minha casa tem vida! :)

    Lindo texto amiga, nao conhecia, amei!

    ResponderExcluir
  10. Ele emociona a gente, de fazer chorar! abraços

    ResponderExcluir
  11. Ameii, adoro Drummond, ele é ele, simplesmente!
    =)
    tenha uma ótima semana, linda!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite menina poetisa, passo sempre aqui em tua segunda casa e me sinto bem recebida e amada, voce sempre muito gentil, me aceita do jeito que eu sou e isso me torna uma pessoa muito feliz...obrigada e saiba que esta, sua casa, esta sempre bem arrumada!

    ResponderExcluir
  13. Yasmine,
    Muito legal, não conhecia esse texto, onde Drummond descreve um lar e não uma casa. Pra ser lar tem que ter alma!Bjkas com muito carinho!

    ResponderExcluir
  14. Oi linda!
    Adoro Drummond...
    Tem uma escritora portuguesa que escreveu algo que me recordou este texto.
    "Lar é onde os objectos têm vida própria
    e as paredes nos contam histórias.
    Lar é onde cheira a bolos, a canela, a caramelo.
    Lar é onde nos amam."

    Rosa Lobato Faria


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Adoro este texto dele!
    Vou por isso na mnha sala!
    rsrsr
    bju Yasmine!

    ResponderExcluir
  16. Já sei, cê foi arrumar a casa!! hehehe

    brincadeira, só passei pra deixar beijinhos :)

    ResponderExcluir
  17. Olá, amiga, como está?

    Em relação aos meus livros,
    o único que está aí no Brasil é "Por detrás das Palavras", editado em S. Paulo.
    É uma 2ª edição, já que a 1ª está esgotada,
    por cá.

    Para pedir informações, ou obtê-lo,

    ligar (011) 50212233 Marcio ou Maria

    ou Maria@becodospoetas.com.br

    Tenho cá outros livros, claro,
    mas o custo dos Correios e o trabalho que dá
    a um e outro, são desmotivantes.

    Esta é a política dos nossos governos em relação à Cooperação Cultural...
    entre os países de língua oficial portuguesa.

    Muito obrigado pelo seu interesse.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  18. oie minha lindona

    Não conhecia o texto de Drummond, acho que ele já deve ter vindo aqui em casa rsss, graças a Deus.

    beijos

    ResponderExcluir
  19. Yasmin.... nós nos mostramos nas nossas escolhas...e tenho adorado suas escolhas do que postar.. um beijo grande, menina.. volte sempre.

    ResponderExcluir

Amor e Paz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...