quarta-feira, 18 de agosto de 2010

JOANA - JUSTIÇA ONDE ESTÁS?


A mãe da pequena Joanna Marcenal, de 5 anos, que morreu semana passada, no Rio, sob suspeita de maus tratos falou a imprensa. A menina ficou quase um mês internada em coma, mas a causa da morte só será conhecida daqui a 45 dias. Revoltada, Cristiane Cardoso Marcenal disse que Joanna "foi vítima do Judiciário desse país".



Em maio deste ano, o pai, André Rodrigues, conseguiu a guarda da menina sob a alegação de alienação parental, que ocorre quando o pai ou a mãe coloca o filho contra o parceiro. Além de perder a guarda, a mãe ficou impedida de ver a filha por 90 dias.


Cristiane revelou que o pai já havia agredido a filha em 2007


“Em 2007 ele agrediu a Joanna, existe um inquérito sobre o caso. Nós a levamos ao pediatra e havia indícios de espancamento. Fizemos exames no Instituto Médico Legal. Quando existe espancamento logo culpa-se o padrasto. Nessa época ela tinha 2 anos e meio e, quando falávamos, no assunto, Joanna só chorava. Depois eu perguntava se ela queria que eu ligasse pra ele e ela disse que o papai era mau e que ‘papai André me bateu na cabeça’. ”, disse emocionada.


A mãe da Joanna explicou que a juíza determinou que a filha fosse entregue imediatamente ao pai. “Ela foi arrancada de mim. Para evitar que isso fosse mais traumático, eu disse à Joanna que a mamãe ia voltar. Imagine uma criança ter que ficar 90 dias longe de uma mãe? Pedi na justiça, em todas as ONGs que pudessem me ajudar, procurei mil advogados, vendi um apartamento pra pagar advogado. A juíza, em nenhum momento, parou pra ouvir qualquer tipo de negociação que eu fizesse”, lamentou.



Emocionada, Cristiane disse que ainda não consegue entender o que foram os hematomas encontradas no corpo da filha quando deu ela entrada no hospital. “Se fosse queimadura de água quente deveria ter atingido a vulva. Se tivessem a escaldado em água quente deveria ter escorrido. A impressão que se dá é que sentaram a Joanna em uma chapa quente”, falou muito emocionada.



'A Joanna foi vítima do Judiciário desse país', diz a mãe da menina


A mãe de Joanna fez um apelo. “Peço às pessoas que tenham visto ou que saibam de alguma coisa, de alguma história de a Joanna ter se machucado, por favor denunciem. O que mais me indigna nisso tudo é que a história com o menino João Hélio foi ocasionada por marginais. A da menina Isabella Nardoni ocorreu com pessoas que não detinham as leis. No meu caso, a Joanna foi vítima do Judiciário desse país. A juíza tirou ela dentro de casa e a entregou pra ser morta”, revoltou-se.



O enterro de Joanna Cardoso Marcenal Marins, 5 anos, foi marcado pela revolta com a presença da madrasta da menina, Vanessa Marins. Ela foi colocada pra fora do cemitério Jardim Mesquita, na Baixada Fluminense, onde 300 pessoas acompanham o velório, na tarde deste domingo. Joanna estava com o pai e a madrasta quando foi internada no Hospital Rio Mar, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, dia 19, com convulsões, hematomas e queimaduras. Ela morreu após 26 dias internada e a polícia investiga maus-tratos.


A família da menina acusa o técnico judiciário André Rodrigues Marins, pai da criança e responsável por sua guarda desde 26 de maio, de maltratá-la. Ele não apareceu no cemitério para o enterro da filha. "Ela estava linda, bem vestida, com brinquinhos de ouro, quando foi morar com o pai e voltou um cadáver", disse, aos prantos, Luciene Marcenal, tia da menina. "Ele é um safado, acabou com uma família, não pode ficar impune", sentenciou ela, pouco antes de Vanessa Marins, madrasta da menina, tentar entrar no cemitério.


Cristiane Ferraz entregou a filha ao pai da criança no dia 26 de maio, após sentença da 5ª Vara de Família de Nova Iguaçu. Dia 19 de julho, Joanna foi levada ao hospital com uma crise convulsiva. Lá, foi atendida e liberada pela médica Sarita Fernandes Pereira. No dia seguinte, voltou lá e foi medicada por Alex Sandro da Cunha Silva, estudante de medicina que se passava por médico. Ele a liberou desacordada. Sarita foi presa e Alex está foragido.
Fonte :Globo.com , terra, R7

Da Blogueira: Justiça onde estás? Sinto medo, revolta ,pavor. Como uma juíza determina que uma criança seja arrancada dos braços da mãe por 90 dias sem contato algum? Levada pelos braços de um "pai" agressivo e que já havia registro de ocorrência? O que a excelentíssima diz do caso: A juíza Cláudia Nascimento lamentou a morte da menina destacando que, se os alegados maus tratos forem confirmados será uma surpresa, pois “até o momento, não havia prova disto nos autos do processo que tramita neste Juízo de Família”.
Ela apenas lamenta e Joanna está morta.
E a sociedade grita e reclama para quem? Quem me responde alguma pergunta? Horror! é o que sinto, dor por tantas mães e casos de justiças que são tratados como coisas banais. Joanna está morta e ponto final .
Espero como cidadã que este país mude, que a legislação mude , que as leis melhorem. As eleições estão chegando, e não é possível que  a população continue a votar em deputados  corruptos , galãs do cinismo e canalhas .

Yasmine Lemos
18/08/2010

2 comentários:

  1. Indignada!
    Impressionante como há pessoas desse "tipo".
    Pessoas não,,, monstros selvagens.


    Bom dia minha amiga.
    Excelente o post . Divulgar sempre!

    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Sempre com a boca no trombone enquanto tiver como divulgar , reclamar e questionar!beijos Ana !

    ResponderExcluir

Amor e Paz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...