Duas coisas que me fazem sentir mal físico e emocional a ponto de me deixar estagnada: injustiça e preconceito. Longe dos discursos “modelo”, meu horror ao ouvir as declarações do deputado federal Jair Bolsonaro (PP) contra a cantora Preta Gil. Nelson Rodrigues já dizia que nome é destino, e Preta carrega registrado em cartório sua história, sua cor, como tantos outros. Contra negros ou homossexuais, o deputado vem aumentado a sua falácia com uma crueldade tamanha que chega a arrepiar quem ouve.
Minha pele é branca, meu avô materno era um negro, meus avós paternos descedentes de portugueses, minha bisavó judia e assim a mistura vai longe. Sei que é fácil falar, defender, mas sei que cada um já deve ter passado por alguma situação de humilhação ou injustiça. Preconceito é uma anomalia do caráter. Não se obriga a ninguém a gostar de outro, mas o respeito ao próximo é dever para se viver numa sociedade com dignidade.
Já fui vítima do preconceito ideológico, pequena eu era a filha do comunista, do exilado, do torturado, e o tempo não me fez esquecer nenhum detalhe de cada situação, nem daqueles que me tiraram a comida da boca literalmente, nem dos olhares indiferentes.
O lamentável deputado tem que ser punido sim, democracia não pode ser confundida com falta de respeito.
Deixe quem quiser ser o que for cabelo azul, amarelo, pele clara ou vermelha, gay ou hetero, ninguém sabe o dia de amanhã, somos uma grande tribo, as linhas dos caminhos se cruzam e muitas se esbarram e sangram as nossas próprias palavras e falas impensadas.
Yasmine Lemos
01/04/2011
Bom dia, Yasmine.
ResponderExcluirVocê falou com muita propriedade. E concordo plenamente contigo, quando cita que "...não se obriga a ninguém a gostar de outro, mas o respeito ao próximo é dever para se viver numa sociedade com dignidade."
O preconceito é um cancro, e cabe a justiça estirpar esse mal, mas, e cadê a tal justiça? Cadê as normas de conduta parlamentares? Cadê a ética e o bom senso de nossas autoridades? São eles que, antes de qualquer outro, deveriam dar o exemplo.
Como punir alguém do povo por preconceito, racismo, homofobia ou qualquer outro crime, se um parlamentar comete tal coisa e, possivelmente, sequer será punido?
Com o perdão da palavra, minha amiga, mas isso tudo me causa náuseas.
Perdão, Yasmine, mas têm assuntos que não se pode comentar de outra forma.
Abraços, minha amiga.
Marcio
Concordo em gênero, numero e grau, Yasmine. Liberdade de expressão não pode ser liberdade para humilhação. O cara ainda tem o desplante de dizer qe a imunidade o protege (isso não seria: A impunidade o protege?). Abraços. Paz e bem.
ResponderExcluirPS: na adolescência tive uma namorada que se não fosse o preconceito acho que a minha história teria sido totalmente outra. A mãe dela proibiu nosso relacionamento quando soube de minhas origens. Caso queira ler depois, coloque na busca do blog FOI UM RIO QUE PASSOU EM MINHA VIDA.
MARCIO,CACÁ E CRISTINA, é muito triste ainda se ouvir tantos horrores e assistir sem poder fazer nada,como disse Marcio ,e as leis?
ResponderExcluirabraços em todos
Oi minha linda, entendo sua indignação, pois graças á Deus, nao sou preconceituosa, e nao poderia, afinal sou professora de educação infantil e nessa faixa etaria, estão criando sua personalidade e carater,... cuido de crianças e suas diversidades...Tenho que ser um exemplo vivo a seguir e ajudar em seu desenvolvimento ate os seus 6 anos...responsabilidade ne? Amo o que faço e me sinto uma pessoa digna de educar, ensinar...To contigo minha linda,vamos botar a escrita a favor de protestos...bbjin e fique com DEUS!
ResponderExcluirA sua indignação é a minha, sou totalmente contra a qualquer forma de preconceito. Afinal, somos todos iguais perante a lei dos homens e segundo os ensinamentos, do Senhor lá de cima. E quem somos nós brasileiros com essa mistura de raça em nosso sangue poder de viva voz afirmar que é "ariano"? Somos sim, uma mistura de índio, negro e degredado portugueses. Se Bolsonaro está incomodado com o nosso jeito de ser, que se mude e não fique sustentado com o nosso dinheirinho, sem nada contribuir para o bem estar de nosso povo e só abrindo a boca para dizer besteira. Valeu a sua indignação santa!
ResponderExcluirPerfeito. Você escreveu exatamente o que pensa e como faz. Por isso é tão bom viver ao seu lado.
ResponderExcluirSIMONE, vc tem uma missão árdua, mas com sua sensatez e seu dom as coisas ficam mais fáceis.beijo
ResponderExcluirZélia, rss sabe ,seria ótimo deportá-lo para Africa, para trabalhos volutários e deixar nossos impostos para causas nobres.grande beijo
ResponderExcluirIJ...amo você Lyon!
ResponderExcluirMaravilhoso minha flor.
ResponderExcluirO preconceito é nojento e quem o alimenta são os pobres de espírito.
Um lindo fds minha flor.
Beijokas.
Não podemos aceitar essa postura desse deputado sem caráter. Várias entidades já entraram com representações contra ele, só espero que não terminem em pizza.
ResponderExcluirBom findi
Bjux
Yasmine,
ResponderExcluirA intolerância fomenta o preconceito e gera a violência. Talvez tenhamos que ser mais tolerantes...
Um beijo,
AL
PÉROLA E WANDERLEY,não há mais lógica um comportamento deste nos nosso dias,vamos ver no que vai dá.bjs
ResponderExcluirA.S ,não é questão de intolerância.É uma questão de direitos humanos e dignidade dentro das leis e que elas se façam ,violência neste caso é a agressão por perte do parlamentar
ResponderExcluirabçs
Yasmine, olá, tudo bem?
ResponderExcluirÉ a primeira vez que visito seu blog e me confesso encantada! Realmente é um lugar para "sentar e ficar".
Quanto ao post, no dia seguinte ao fato ocorrido, também coloquei em meu blog um post de repúdio a esse "cidadão" Bolsonaro.
Eu senti muita revolta com as declarações dele!
É incrível como ainda hoje as pessoas aceitem um comportamente como o dele, ainda mais sendo ele um "representante o povo"...
Essas coisas de preconceito, homofobia, racismo, violências e abusos me matam!
Também escrevi no blog um post relatando um caso real de uma menina de 14 anos que foi vítima de abuso sexual. Chorei enquanto postava.
Parabéns pelo post! E parabéns pelo blog! Vou morar por aqui. Posso? ;-)
Bjs minha querida e uma excelente semana! Déia
Bem vinda Andreia, se pensa como eu,se acomode por aqui e vamos lá..beijos e obrigada pelas palavars.Quanto a nossa indignação que não fique só nas letras que se façam e cumpram se as leis.
ResponderExcluir