segunda-feira, 18 de abril de 2011

O TESTAMENTO

Por: Rubem Alves.


"A HERANÇA DA VIDA NÃO SE TRADUZ NOS OBJETOS CONQUISTADOS, MAS EM UMA COISA MAIOR, QUE SÓ PODE SER TRANSMITIDA POR MEIO DA ORATÓRIA."

" Tempos atrás eu sugeri que se fizesse uma mudança na liturgia que marca a passagem dos anos da vida de uma pessoa, que não mais se apagassem as velinhas, como se a morte dos anos passados fosse uma coisa a ser celebrada, mas que se acendesse uma única vela, na esperança de um futuro semelhante ao da vela, de luz e tranquilidade.
O tempo passou e chegou a hora de reacender a minha vela. Que pensamentos pensarei? Acho que vou meditar sobre o testamento. É uma idéia da qual não se pode fugir, quando se da conta de que a cera que resta é muito menos do que a cera que já se queimou.
O testamento é o que restou, depois de feitas todas as somas e subtrações. É aquilo que se passa nas mãos dos que continuarão a viver depois de nós, com um pedido: "Por favor, na minha ausência, não se esqueça de regar a minha planta..."
Claro que não estou pensando nas coisas que fui ajuntando no passar dos anos. Elas não tem a menor importancia. Não tem o poder de nos tornar nem mais sábios e nem mais felizes. Porque sabedoria e felicidade são coisas que crescem por dentro, enquanto as coisas ajuntadas ficam de fora. Pelo contrário: já vi vidas e amizades perturbadas e destruídas por causa de uma herança.
Mas aí me descubro ansioso. Porque a distribuição de propriedades e objetos é coisa simples - basta que se escreva um testamento. Mas aquilo que eu realmente desejo dar para meus filhos não pode ser dado. É coisa que só pode ser semeada, na esperança de que venha a crescer.
Acho que a minha situação se parece com a de Vinícius de Moraes. Também ele queria deixar um testamento. Não de coisas, como se fosse um ritual eucarístico, em que o que se dá aos outros são pedaços do próprio corpo, na esperança de que eles comerão e gostarão. No fundo, o que se deseja é a imortalidade: continuar vivos naqueles que comem o que lhes oferecemos como herança.

Mas só existe um jeito de dar ao outro aquilo que é a carne da gente: falando. Vejam só que coisa mais pobre: uma herança cujas coisas deixadas são palavras.
É o que desejo deixar aos meus filhos como herança: a imagem da vela que queima na solidão silenciosa, sem se deixar perturbar pela loucura barulhenta e apressada dos homens de ação e sucesso; sob a luz da vela, no gozo da tranquilidade solitária, acordar o poeta que dorme em nós. O que não é garantia de felicidade. Mas é garantia de beleza e de serenidade. E que coisa mais pode alguém desejar receber como herança? "

(Rubem Alves)

Fonte: Revista Psiquê Março de 2011

11 comentários:

  1. Não sei nem o que dizer.
    Acho que é isso mesmo: uma grande herança são mesmo as palavras deixadas.
    Bom dia Yasmine e boa semana

    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Achei este texto perfeito e de uma sabedoria grandiosa.Um beijo Ana e uma semana em paz

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga
    Excelente texto. A maioria se preocupa em deixar bens materiais, como se isso fosse a essência da vida. Existem coisas que só se dão por meio de exemplos e palavras, essas são as verdadeiras heranças.
    Bjux

    ResponderExcluir
  4. OI Wander... o pior é que a maioria ,a garnde maioria só peça no vil metal,mas que a sabedoria da alma boa sobreviva.
    beijo

    ResponderExcluir
  5. Maravilha de texto.Rubens sabe das coisas...beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. QUE LINDO!

    O que deixar de herança... que testamento pode escrever um poeta!? A coisa mais simples é a mais valiosa...
    somos herdeiros da poesia de nossos antepassados!
    acho isto belo, sei que em algum lugar dos meus cromossomos está o de seresteiro... o de malandro... o de poeta.... e agradeço esta herança!
    Amo Rubem Alves! Amo!
    Poeta Linda! Amo sua mensagem!
    Bjus de Luz Yasmine!

    ResponderExcluir
  7. Willian, vc disse tudo! beijão meu amigo!

    ResponderExcluir
  8. Cris, são meros objetos,se acabam,mas ainda falta muito para que a sensibilidade e o desapego vençam a vaidade e ganância .Grande beijo e uma semana de paz p vc também

    ResponderExcluir
  9. Excelente texto. Não conhecia. Obrigada pela partilha.
    beijinho

    ResponderExcluir
  10. Boa noite minha linda, eu amo Rubens Alves, pelos seus pensamentos em relação a educação dos pequenos...Entrei uma vez no site dele e chorei tanto com seus escritos maravilhosos...Boa escolha para esses dias de reflexão...bjin

    ResponderExcluir

Amor e Paz

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...